Os chatbots (abreviação em inglês para “robôs que fazem a função específica de chat, ou diálogo) são uma nova tendência na comunicação e relacionamento entre empresas e seus públicos.

Estas ferramentas de chat automático estão sendo muito mencionadas para funções específicas de relacionamento e engajamento nos diversos canais digitais (sites, aplicativos e redes sociais), porém muitas outras funções podem ser atribuídas.

A primeira questão importante a se considerar é que um chat automático traz 2 benefícios imediatos:

  • reduz o abandono do visitante no site ou aplicativo, abordando e comunicando de forma mais interativa, evitando a dispersão;
  • permite que a interação humana seja alocada para atendimentos com maior complexidade, uma vez que rotinas automatizadas podem fornecer um amplo leque de soluções básicas;

Além da esfera de relacionamento e engajamento, os chatbots podem ser poderosas ferramentas para diversas funções específicas para aplicação nas empresas:

1. Geração de Leads

Utilização de um chat automático para reter o visitante do site através do diálogo e gerar leads para equipes comerciais, captando informações do Lead (tais como nome, email, área de atuação), podendo ser integrado com ferramentas de força de vendas (Salesforce, Pipedrive ou outras) além de disparar e-mail e SMS.

2. Marketing e Vendas

Realizar campanhas de marketing e ações focadas em vendas baseadas em um chatbot, apresentando um diálogo que leve o cliente a se envolver com o produto e suas características. O chatbot pode apresentar imagens, vídeos, características específicas, além de captar informações do consumidor.

3. Pesquisas

Transformar as extensas pesquisas de opinião e satisfação em diálogos amigáveis, evitando o tédio e a dispersão.

4. Atendimento ao Cliente

Este é um dos mais populares usos de um chat automático: realizar serviços de atendimento ao cliente, baseando-se resolução das dúvidas mais frequentes e assim eliminar posições de atendimento e/ou reduzir as filas de espera.

5. Agendamento e Reservas

Costumam ser rotinas bem simples de serem automatizadas, utilizando o chatbot para realizar agendamentos e reservas (consultórios, concessionárias, restaurantes, eventos e muitos outros) integrando a sistemas internos.

6. Qualificação de Bases de Dados e CRM

Ao integrar um chatbot com um sistema de CRM, o benefício imediato é a qualificação das bases de dados uma vez que o chat automático pode servir de interface para acesso à informações do contato (cliente/lead) e conduzir um diálogo que auxilie nesta qualificação.

7. Ensino e Aprendizado

Utilização do chat automático para ações de ensino e aprendizado, usando conteúdo de aulas para os alunos, podendo conversar sobre os assuntos específicos das diversas matérias dos cursos.

Muito provavelmente alguma destas 7 funções acima pode ser aplicada de imediato em uma empresa, considerando a diversidade de aplicações que podem ser utilizadas.
Além destas funções sugeridas, muitas outras podem ser pensadas à medida que a tecnologia de chatbots avança rumo à sistemas de inteligência artificial bem mais elaborados e aptos a interpretar a linguagem natural das pessoas e acumular conhecimento.