Google Adwords: Com menos espaço, entenda o que muda para quem anuncia

Os anúncios laterais sempre foram um recurso importante, utilizado como uma forma de aliar custo e benefício para quem anuncia no Google, por não necessitar rolagem da página para ser visualizado e custar menos que o anúncio de topo da página. Nos últimos dias muito tem se falado na mudança nos anúncios do Google Adwords. A partir de agora, a página de busca do Google não exibirá mais anúncios na barra lateral em desktops, como já vem sendo feito em mobile. Com menos espaço disponível, você sabe como isso afeta os seus anúncios?


O Google ainda não se pronunciou oficialmente sobre estas alterações, porém já se sabe que é uma mudança que abrange as buscas em todos os idiomas e que vem sendo estudada desde 2010 de acordo com o comportamento dos consumidores.

Por um lado, os anunciantes ganharão mais evidência em seus anúncios por estarem muito bem localizados na página de pesquisa do Google. Entretanto, aumenta a competição para aparecer nos primeiros resultados, uma vez que o restante da página perde muita relevância. Desta forma, gera um aumento no custo por clique, conhecido como CPC, que consequentemente, aumenta a necessidade de investimento por parte das empresas.

Esta mudança trouxe algumas informações novas: antes, 3 anúncios apareciam no topo da página de pesquisa. Agora, quando estiver relacionado a um termo altamente comercial, aparecem 4 anúncios. Por exemplo, se você buscar por “compra de celular”, aparecerão 4 anunciantes no topo. Para buscas mais específicas seguem aparecendo os três anúncios, normalmente.

O que acontece com a barra lateral?

Sabemos que a barra lateral é um espaço valioso, e não, ele não ficará sem uso. Esta área seguirá com a PLA (Product Listing Ads), que é a listagem de produtos do Google Shopping.

Além disso, especula-se que este espaço também será utilizado para anúncios do Knowledge Graph, sistema de pesquisa semântica que sugere informações referentes à pesquisa sem que a pessoa precise entrar em outros sites para conseguir a informação desejada. A barra lateral também deve contar com informações do Google Business, caso a pesquisa seja com o nome de alguma empresa/serviço – tornando ainda mais importante ter uma boa presença digital.

Acredita-se que a remoção dos anúncios na barra lateral seja uma forma de incentivar os anunciantes a investirem em publicidade móvel, uma vez que, visualmente, o Google no desktop torna-se agora similar ao mobile.

Com a redução do espaço lateral para anunciar, como manter meus anúncios bem posicionados?

Aqui na Global Ad, o núcleo de mídia está sempre atento aos anúncios de nossos clientes para mantê-los em uma boa posição, com um CPC sustentável e analisando a performance dos anúncios. Desta forma é possível ter clareza sobre o que funciona melhor e onde há mais conversões.

A maior parte das conversões de nossos clientes já ocorriam entre os três primeiros resultados na página de busca. Desta forma, a mudança não afeta tanto em relação a posição do anúncio dentro da página, porém entendemos que todos anunciantes vão querer aparecer antes da dobra da página (antes do usuário rolar a página pra baixo), aumentando a concorrência.

Neste momento é importante contar com a inteligência dos serviços de uma agência digital, pois é necessário analisar e manter a qualidade dos anúncios, organizar a conta, além de realizar otimizações dos anúncios com mais frequência. Focar nestas otimizações, principalmente na melhora do índice de qualidade das palavras chave utilizadas, é imprescindível!

O que faz um anúncio ficar bem posicionando é o índice de qualidade da palavra chave utilizada, ou seja: a análise da palavra chave considerando expectativa de taxa de cliques, relevância do anúncio e experiência na página de destino. Também deve-se atentar para o lance do CPC, qualidade da página de destino, histórico da taxa de clique nos anúncios e extensões de anúncios.

Melhorar a qualidade dos anúncios, utilizar palavras chaves e extensões de anúncios adequados são itens que ajudam a classificar os anúncios como bons. Estes, aliados a um CPC estratégico, torna o anúncio saudável e rentável para sua empresa.

Como suporte aos anúncios, leve sempre em consideração:

  • Mobile first!
  • Páginas de destino que sejam relevantes e pertinentes ao anúncio;
  • Páginas que sejam responsivas, com URLs bem estruturadas e com informações claras;
  • Site bem estruturado, que ofereça uma boa experiência além de ofertar conteúdo rico;
  • Invista em uma estratégia de conteúdo para ganhar visibilidade e relevância com seu site;
  • Caso seu site seja um e-commerce, investir mais em Google Shopping pode ser um caminho interessante para ganhar mais destaque;

Sabemos que é necessário neste momento repensar as estratégias de mídia que estão sendo adotadas em relação aos links patrocinados para garantir que seu anúncio seguirá rentável para sua empresa. Esperamos que nosso artigo te ajude neste momento!

Caso tenha dúvidas sobre a mudança do Google Adwords, deixe seu comentário logo abaixo! A Global Ad está a sua disposição! 🙂

Agência Digital Especialista Marketing B2B