Analytics e Big Data para melhores resultados de negócios

Em época de uma quantidade sem precedentes de variedade, volume e velocidade dos dados que criamos, torna-se essencial que se saiba o que fazer com eles. Nossas ações criam dados constantemente; estamos transformando o mundo em informação, que está se tornando quantificável, e a informação pode ser um dos bens mais valiosos e diferenciados para organizações. Mas o que fazer com ela?

A International Data Corporation define Big Data como “uma nova geração de tecnologias e arquiteturas desenhadas para extrair valor econômico de volumes muito grandes e de uma ampla variedade de dados com alta velocidade de coleta, descoberta e análise”.

Novas tecnologias coletam mais dados do que nunca, mas as organizações ainda buscam melhores formas de obter valor a partir dos seus dados e, assim, melhorar seu processo de tomada de decisão e performance. Elas estão começando a entender e explorar como utilizar soluções para processar e analisar a grande quantidade de informação de novas maneiras. Para competir em uma economia integrada globalmente, precisam de um entendimento amplo dos mercados, consumidores, produtos, competidores, fornecedores, empregados e mais. Essa compreensão demanda o uso eficaz da informação e do trabalho de analytics.

Analytics essencial para aproveitamento de Big Data

O trabalho de analytics estimula uma postura organizacional de tomar decisões baseadas em dados, maximizando o valor desses dados. Ou seja, simplifica os dados para amplificar seu significado e a possibilidade de utilizá-los para tomar decisões no negócio.

Em um mercado tão competitivo como é atualmente, líderes estão utilizando analytics em suas organizações para decisões mais precisas e rápidas e para otimizar os resultados.
Saber o que aconteceu e por que aconteceu não é mais o suficiente. É necessário saber o que está acontecendo agora, o que é provável que aconteça depois e que ações eles devem tomar para obter os melhores resultados. É uma corrida para transformar insights que vêm dos dados em resultados de verdade.

Não se trata mais somente de coletar os dados. Sequer se trata de apenas analisá-los, porque a análise sozinha dos dados não gera valor. O desafio agora é como inovar a partir desses dados, como utilizá-los para resolver problemas de negócio, como monetizá-los para extrair, de fato, valor econômico para o negócio.

Quer saber mais?

Clique no banner e baixe nosso ebook sobre Decisões Baseadas em Dados, com exclusivo checklist prático.
Ebook: Decisões Baseadas em Dados

Agência Digital Especialista Marketing B2B